quarta-feira, 25 de abril de 2012

REUNIÃO AMPLIADA COM PROFISSIONAIS E ENTIDADES ESTADUAIS DISCUTIRÁ PLANO DE AÇÕES EM PROL DAS 30 HORAS EM PERNAMBUCO


O Fórum Estadual 30 horas Já – PE realizará na próxima quarta-feira (02 de maio) uma reunião ampliada com todas as entidades representativas da enfermagem de Pernambuco que compõem o Fórum Estadual 30 horas já – PE.

Estarão presentes os membros da diretoria do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Pernambuco (SEEPE), membros da diretoria do Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de Pernambuco (SATENPE), Conselheiros do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (COREN-PE) membros da diretoria do Sindicato dos Servidores da Universidade de Pernambuco (SINDUPE), membros da diretoria da Associação Brasileira de Enfermagem – seção Pernambuco (ABEN-PE), membros da diretoria da Associação dos Servidores da Universidade de Pernambuco (ASUPE), membros da diretoria da Associação dos docentes da Universidade de Pernambuco (ADUPE) e membros da diretoria da Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE).

Além das entidades supra-citadas, foram enviados convites para os responsáveis técnicos de enfermagem dos principais hospitais do Recife, para as Coordenações de Cursos de Enfermagem e para os Diretórios Acadêmicos dos Cursos de Enfermagem.

O objetivo da reunião será o de discutir o calendário de ações em prol das 30 horas, no estado de Pernambuco. As entidades apresentarão os detalhes da programação nacional e convidarão os presentes para discutirem as melhores estratégias a serem adotadas no estado.

O Fórum Estadual convoca os enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, lideranças, estudantes e todos os atores interessados, que queiram participar da discussão, para se fazerem presentes junto às entidades estaduais na discussão desse grande momento da enfermagem nacional na defesa da regulamentação de sua carga horária semanal de trabalho.

A reunião acontecerá no próximo dia 02 de maio de 2012, às 10 horas, no Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco – COREN PE localizado à Rua Barão de São Borja, 243, Boa Vista.

Você é o nosso convidado. Participe! Esteja conosco e seja protagonista na luta pelas 30 horas para os profissionais de enfermagem.

terça-feira, 24 de abril de 2012

DEPUTADOS PERNAMBUCANOS QUE ESTIVERAM EM BRASÍLIA JUNTOS EM DEFESA DAS 30 HORAS PARA ENFERMAGEM

O Fórum Estadual 30 Horas Já – PE, registra os agradecimentos aos deputados João Paulo (PT), Luciana Santos (PCdoB), Paulo Rubem Santiago (PDT) e Severino Ninho (PSB) que, atendendo ao convite das entidades da enfermagem de Pernambuco, compareceram no dia 11 do corrente mês aos eventos do grande encontro da enfermagem Brasileira em Brasília.

Registramos que todos os deputados federais da bancada pernambucana, foram convidados para participação nos eventos.

O Fórum convoca a todos os eleitores da enfermagem pernambucana, para acionarem seus deputados. Solicitem dos mesmos que exerçam seu papel relevante que é a representação dos direitos coletivos e solicitem oficialmente a inclusão do PL 2295/2000 na Ordem do dia.

Há muitos caminhos para ajudar. Peça ao seu deputado que faça a sua parte. Colabore!

Nossos agradecimentos deputados!


DEPUTADO JOÃO PAULO - PT

DEPUTADA LUCIANA LIMA - PCdoB

DEPUTADO PAULO RUBEM SANTIAGO - PDT

DEPUTADO SEVERINO NINHO - PSB

quinta-feira, 19 de abril de 2012

DEPUTADOS AMIGOS DA ENFERMAGEM PERNAMBUCANA QUE JÁ FIZERAM REQUERIMENTO DE INCLUSAO DO PL2295/2000 NA ORDEM DO DIA

A Coordenação do Fórum Estadual 30 horas já - PE divulga a lista dos deputados federais pernambucanos que já fizeram a solicitação de inclusão do PL 2295/2000 na Ordem do Dia no ano de 2012.


Esclarecimento


Todos os pedidos de inclusão do PL 2295/2000 na Ordem do dia, que foram feitos antes de 2012, precisam ser reforçados pelos nossos parlamentares.


O Fórum Estadual 30 horas Já - PE enviou ofício a todos os nossos representantes federais, solicitando oficialização do apoio à nossa causa, através do requerimento de inclusão do PL na Ordem do Dia, discutindo o assunto em suas respectivas bancadas e partidos, assim como solicitando que ao ser colocado para votação, que os mesmos venham a votar favoráveis pela regulamentação da nossa carga horária.


Até agora registramos aos profissionais de enfermagem do estado, que os representantes abaixo, já aderiram a luta, registrando oficialmente o apoio à nossa causa e fizeram o requerimento de inclusão do PL na Ordem do dia.



Deputado Augusto Coutinho - DEM (Fez o requerimento em 17/04/2012)






Deputado Gonzaga Patriota - PSB (Fez o requerimento em 11/04/2012)






Deputado Paulo Ruben Santiago - PDT (Fez o requerimento em 12/04/2012)



Deputado Pedro Eugênio - PT (Fez o requerimento em 11/04/2012)




Deputado Severino Ninho - PSB (Fez o requerimento em 17/04/2012)

domingo, 15 de abril de 2012

FORUM NACIONAL EMITE NOTA SOBRE A MOBILZIAÇÃO DO DIA 11 DE ABRIL

O ‘Fórum Nacional 30 horas Já: Enfermagem Unida por um objetivo’, composto pelas entidades representativas da Enfermagem- Cofen, CNTS, FNE, ABEn Nacional, Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem, Anaten e CNTSS- informa que a mobilização realizada no dia 11 de abril, em Brasília- DF, que reuniu cerca de 7 mil profissionais de Enfermagem- Enfermeiros/as, técnicos, auxiliares e estudantes de Enfermagem - obteve os seguintes resultados:

1. Aprovação do piso salarial dos profissionais da Enfermagem, por unanimidade, na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. A vitória do resultado só foi possível graças à mobilização que acontecia no mesmo instante da votação.

2. Propiciou a visibilidade da importância da regulamentação da jornada de trabalho dos profissionais de Enfermagem na sociedade, com a divulgação do tema pelos veículos de comunicação de massa.

3. Entrega de documentos e realização de audiências com o líder do Partido dos Trabalhadores (PT), Jilmar Tatto, o líder do Governo na Câmara, Arlindo Chinaglia, e com o Presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia.

4. Manifestação favorável de todos os deputados presentes em relação à reivindicação da Enfermagem, além do compromisso assumido pelo Presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, em colocar em Paula para votação o PL 2295/00, assim que a mesma seja liberada em virtude do trancamento por 12 Medidas Provisórias.

5. Entrega de um documento com a assinatura de deputados de diversos partidos políticos que participaram da audiência pública solicitando a colocação na Ordem do Dia do PL 2295/00.

As entidades que compõe o “Fórum Nacional 30hs Já” apoiam e se solidaridarizam com os colegas do Coren-DF que estão em greve de fome, em frente ao Congresso Nacional pela aprovação do PL 2295/2000.
Fonte: Forum Nacional 30 horas Já!

FÓRUM PERNAMBUCANO 30 HORAS JÁ, MARCA PRESENÇA EM BRASÍLIA

Os membros do Fórum Enfermagem 30 horas Já - PE participaram do Ato 30 Horas Já para a Enfermagem não parar, realizado em Brasília, no último dia 11 de abril.

O Fórum Pernambucano, foi representado em Brasília por membros do Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco (SEEPE), do Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (SATENPE), do Conselhor Regional de Enfermagem (COREN-PE) e da Associação dos Servidores da Universidade de Pernambuco (ASUPE).

O grupo chegou ao Distrito Federal na manhã da quarta-feira, 11, e acompanhou a programação do Ato Público durante a manhã, quando uma a comissão esteve na câmara, conversando com os deputados sobre o PL2295/2000, pedindo apoio da bancada pernambucana.

A tardea comissão participou de grande audiência no Auditório Nereu Ramos. 

PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM OCUPAM ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS PELAS 30 HORAS


“Nosso grande objetivo de hoje é cobrar do Presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, que o PL 2295/00 seja colocado na Ordem do Dia imediatamente. A Enfermagem Brasileira exige a votação imediata e não aceita mais que o PL seja adiado, o que vem acontecendo há, pelo menos, três anos”. Foram com essas palavras que o Presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Carlos Neri da Silva, deu início ao Ato Público que reuniu milhares de profissionais de Enfermagem de todo o país.

Em coro de “30 horas Já!”, auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros de todo o país exigiram a colocação na Ordem do Dia e a votação imediata do Projeto de Lei 2295/00 que fixa em 30 horas a jornada de trabalho para a Enfermagem brasileira. A manifestação teve início a partir da Catedral e seguiu até o Congresso Nacional.

Para Neri, “o envolvimento de diversas entidades sindicais fortalece o movimento e mostra que a luta das 30 horas pertence não somente a Enfermagem, mas a todos os trabalhadores do país”. Neri ressalta ainda que a luta das entidades representativas não tem sido em vão. “Diversas cidades brasileiras, inclusive capitais, já aprovaram projetos de lei sobre as 30 horas”, conclui.

O tesoureiro do Cofen, Antônio Marcos Freire Gomes, enfatizou que a Enfermagem irá pressionar para que a Presidente da República cumpra com a promessa feita durante a campanha eleitoral, em que se comprometeu em apoiar a aprovação da jornada de 30 horas para a Enfermagem brasileira.

Deputados estaduais e federais também estiveram presentes no evento e fizeram questão de prestar todo apoio e pressionar para que o PL 2295 seja incluído na Ordem do Dia. A Deputada estadual do Rio de Janeiro, Rejane de Almeida, lembrou que a luta pela regulamentação da jornada de trabalho já passa de 50 anos e que o movimento tem que se manter articulado para mostrar a sua força.

O Ato Público pelas 30 horas foi uma iniciativa do ‘Fórum Nacional 30 horas Já: Enfermagem Unida por um objetivo’, composto por entidades representativas da Enfermagem- Cofen, CNTS, FNE, ABEn Nacional, Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem, Anaten e CNTSS.

Estiveram também presentes no evento representantes de diversas entidades da Enfermagem e das centras sindicais- CUT, CTB e Força Sindical, além de parlamentares federais e estaduais. Durante a mobilização, a animação ficou por conta da equipe dos Anjos da Enfermagem.

Ministério da Saúde

Durante a mobilização diversos representantes lembraram das audiências com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e reforçaram o pedido de elaboração de um parecer favorável sobre o Projeto de Lei 2295/00.

Compromisso de Campanha

Os profissionais da Enfermagem também exigiram que o Governo Federal cumpra o compromisso assumido durante a campanha eleitoral em 2010. Na época, a Presidenta Dilma Rousseff e o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assumiram o compromisso de apoiar a aprovação da jornada de 30 horas.

Entenda mais:

O PL 2295, apresentado em janeiro de 2000, é uma das reivindicações dos profissionais de Enfermagem -enfermeiros, técnicos e auxiliares-, que estabelece a jornada de trabalho aos profissionais de enfermagem em 30 horas semanais. O projeto está pronto para ser votado, mas aguarda ser colocado na pauta da votação na Câmara Federal.

Na página da internet da Câmara dos Deputados é possível acompanhar todas as etapas do Projeto de Lei, acessando:
http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=17915

Fonte: Cofen